sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A Troca Equivalente.

Não se pode obter alguma coisa do nada. Para se conseguir alguma coisa, deve-se oferecer outra de igual valor. Na química, a massa dos produtos de uma reação é igual à massa dos reagentes usados para formá-los. Na vida, tudo tem seu custo em esforço e sacrifício.

Todo mundo já desejou ter alguma coisa sem precisar se sacrificar. Uma concepção de mágica é obter seus desejos com pouco esforço. Praticamente todas as culturas têm suas formas de mágicas, rituais, adivinhações e milagres, refletindo essa vontade humana constante em todos os lugares e tempos. Entretanto, se até hoje alguém foi capaz de mágica verdadeira, fez bem escondê-la.

A ciência é a busca lógica pelo poder de modificar o Universo e a Natureza ao nosso redor. A ciência é a magia verdadeira em nosso mundo. Entretanto, mesmo alguns artefatos tecnológicos serem realmente merecedores de serem chamados "mágicos", a própria ciência nos ensina que não podemos obter matéria ou energia do nada, apenas transformar a já existente. Em ciência, guiada por leis absolutas e imutáveis, a lei da troca equivalente é verdadeira e perfeita.

O mundo não é perfeito. A lei da troca equivalente realmente aplica-se na vida? É possível que o que uma pessoa consegue com pouco esforço outra não consiga com o mesmo ou até mais esforço. Duas pessoas podem estudar ou buscar a mesma coisa do mesmo jeito pelo mesmo tempo e as diferenças no resultado final serem enormes. Por exemplo, o tratamento e o respeito que uma pessoa tem por suas condições de nascimento e nível social podem ser praticamente inatingíveis para outra pessoa que passe anos tentando conquistá-lo mas que nasceu em condições diferentes. Na vida nem tudo tem o mesmo preço sempre ou pra todo mundo.


Injusto? Irrelevante. A humanidade é assim, imperfeita, e provavelmente sempre será. Por outro lado, nem sempre precisamos dar algo em troca do que recebemos. Fazer o bem a quem o retribui é justo, uma troca equivalente. O bem verdadeiro é quando fazemos alguma coisa sem precisar receber algo em troca. Muitas vezes até recebemos de volta o bem, de outras pessoas ou de nós mesmos. É certo que nem sempre podemos escolher a recompensa que receberemos pelo nosso esforço e sacrifício, que pode vir de formas inesperadas. É uma questão de crença, esperança que alguns julgam incerta e vã, e outros têm como a verdade absoluta do mundo, se realmente receberemos de volta algo pelo bem que fazemos. Ou pelo mal.

Não é possível ter certeza de que nosso sacrifício será recompensado, mas sem sacrifício há apenas a certeza do fracasso.

Esse post é obviamente inspirado pelo anime Full Metal Alchemist, que recomendo à todos que gostam de boas histórias criativas e inteligentes. Meus primeiros agradecimentos são à Edward, Alphonse, e todos os personagens que me ensinaram muito nessas férias. Também meus agradecimentos às pessoas que se importam comigo e cujo apoio e carinho verdadeiramente me fortalece, tanto os de perto quanto os de longe, no names, they know who they are. Por fim, estou orgulhoso da qualidade deste texto e dos comentários que tenho recebido, muito inteligentes e sinceros e que me estimulam a escrever mais e me ajudam a me aprimorar para escrever melhor. Obrigado a todos que experimentam um pouco dos ingredientes e idéias que preparo.

4 comentários:

  1. Penso que a troca é sempre equivalente, independente do tipo de relação envolvida, pode ser uma reação química, ou a busca por uma boa colocação no mercado de trabalho. Se aparentemente algumas pessoas tem tudo mais fácil que as outras, essa aparência não dura nada se vc considerar todos os aspectos da pessoa, como sonhos e realizações, todos temos decepções na trilha do nosso objetivo, e se a trilha é a mesma imagino que os desafios sempre serão os mesmos para pessoas que a trilham ao mesmo tempo, mas cada problema afeta cada pessoa de um jeito diferente.

    Sinto que escrevi demais, mas a questão da troca equivalente é uma coisa que eu pensei muito desde a época que eu voltava da escola correndo para assistir FMA na RedeTV! -q

    ResponderExcluir
  2. Hey, Charles!
    Como sempre, um post imensamente inteligente. E pensar que foi um dos meus animes preferidos que inspirou *w* *princípio de crise fangirl* FMA é realmente excelente, gosto bastante da história dele, principalmente deste conceito de troca equivalente. Tem um anime bem filosófico que eu assisti, Haibane Renmei. Pelas coisas que você diz, penso que irá gostar desse aqui. Nas próximas postagens do Dark Moon pretendo falar sobre ele.

    Concordo com o que a An_na disse, tudo é uma troca equivalente, o que muda é a maneira como pagamos o preço. Por isso, às vezes, aparentemente alguns "pagaram menos" para conseguir o que queriam, mas o que acontece é que a maneira como pagaram esse preço foi diferente.

    E adorei a frase com que foi encerrada a postagem: "Não é possível ter certeza de que nosso sacrifício será recompensado, mas sem sacrifício há apenas a certeza do fracasso." Realmente, muito bom. É como sempre dizem, se você não tentar, você não vai conseguir o que quer.

    Adoro as suas postagens, sempre me fazem refletir.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com muito do que você disse, menos com a parte da injustiça irrelevante. Acredio que injustiça é só ques~toa de ponto de vista, quem deu sem receber achaa injusto, quem recebeu sem precisar dar, acha que não. E nada no mundo é irrilevante, nem o que a gente diz não acreditar.. minha opinião. só mais um ponto de vista pra discordar né? UAIUSHUAH enfim, beijos char, e belo texto e pensamento! ( Bia b)

    ResponderExcluir
  4. A química é justa, com variáveis limitadíssimas. A vida é injusta, muitas vezes... Nem sempre os esforços são recompensados, humanos são criaturas de tantas variáveis, talvez nem um excelente computador possa calcular seus resultados finais. Fico feliz que o período de afastamento dessa cidade tenha proporcionado-lhe um bom momento de reflexão, fiquei bem satisfeito com esse prato!

    ResponderExcluir