terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O bem mais precioso.

Em uma sociedade capitalista como a que vivemos, somos ensinados a acumular bens e julgar os outros pelo que possuem. Isso nos é repetido diáriamente há tanto tempo, que acabamos mesmo inconscientemente aceitando esta sugestão e esquecendo algumas das nossas necessidades mais básicas e naturais, ou mesmo usando artifícios criados para enganar essas necessidades. Não é uma crítica a possuir bens materiais ou suprir artificialmente certas necessidades: é um lembrete de que todos já nascem com o bem mais valioso que possuirão enquanto viverem.

Preocupado em cuidar das suas roupas, do seu automóvel, do seu estilo? Se você sabe que o que veste e dirige diz muito sobre quem você é, pense no quanto seu próprio corpo diz. Ele é uma ferramenta magnífica e insubstituível: uma máquina para imitar o trabalho de um rim custa um dinheiro absurdo e consome horas diárias, além de severas outras restrições. Tenha com seu corpo mais cuidado do que com seus eletrônicos mais modernos, alimente-o melhor do que você abasteceria um luxuoso carro importado, não o torne dependente de toda sorte de toxinas. Nem o Bill Gates ateando fogo em toda a fortuna dele na sua frente se compara a quanto certos doentes valorizam a saúde de alguém que nasceu perfeito e a desperdiça por nada.

Preocupado com o que os outros pensam sobre você? A sua consciência tranqüila e o seu espírito em paz proporcionarão muito mais realização e felicidade. Independente da sua crença religiosa, se alguma, tenha o hábito de fazer o bem sem esperar a retribuição: se o ato foi sincero, ela surgirá em você, compensando qualquer sacrifício, e jamais será tomada. Não doe só dinheiro, não doe só o que lhe sobra: doe o seu tempo e sua alma. A corrente de benefícios que estas ações geram para o mundo atingirão pessoas que você nunca imaginou. Se há uma entidade do bem supremo, não há nada que a agrade mais.

Nada se compara ao valor da saúde do seu corpo e da sua mente, não esqueça o quanto elas são valiosas e não as troque por mercadoria nenhuma.

Mais um texto fruto de inspirações noturnas, tentei escrevê-lo algumas vezes com o word aberto na minha frente mas só deu certo com caneta e caderno mesmo. A idéia surgiu originalmente como um assunto sobre a saúde do corpo e decidi ampliá-lo, então obrigado primeiramente Ananda e Letícia. Obrigado Bia pelas conversas, Isa por todo o apoio e pela dedicatória no blog dela que também é ótimo e está adicionado ali na lista de pratos cheios. Aos comentários do post anterior: Luiz o vídeo é hilário mas também expressa o que eu quis dizer, Isa fico mais que feliz de ter descoberto sua página e sua sensibilidade como amigo, Nany seu elogio foi o mais claro e sincero e o seu poder não é egoísta e sim tímido e inseguro. E obrigado aos leitores, inclusive aos que não costumam comentar aqui. Estou particularmente orgulhoso desse texto, espero que gostem.

Nota: Itadakimasu, o nome do blog, é uma expressão japonesa que as crianças são ensinadas a repetirem diversas vezes ao dia, antes das refeições, como um agradecimento pela comida, desde o trabalho do homem até o trabalho da natureza, é uma pena que alguns jovens de um povo com essa cultura a estejam trocando por um Big Mac.

4 comentários:

  1. LOL blog maníaco que come o comentário alheio -qq
    Mas então, caham, refazendo... Concordo totalmente contigo quanto ao corpo-mente-alma ser o que você tem de mais importante, pke é algo que ninguém pode te tirar... É seu. E não é como um objeto que você vai esquecer com o termpo, é pra toda a vida então... Bem, você sabe do meu mau hábito mas eu estou me esforçando u.u
    Ah Charlie, o Orande Dream sempre vai estar ali quando você precisar, assim como eu no msn *-* <3

    P.S: Big Macs são horríveis.

    ResponderExcluir
  2. Lactobacilos Vivos fazem bem a saúde. -qq Você vai entender o trocadilho Charles.
    Você me fez repensar em algumas coisas com esse texto, hoje mais cedo você já tinha me feito tomar algumas atitudes boas em relação a minha saúde. Proximo passo é fazer com a Ananda tome mais quanto a dela.

    P.S: Tenho de concordar, Big Macs são extremamente horriveis. =[

    ResponderExcluir
  3. Post totalmente livre de devaneios. Creio que estas palavras apresentadas a alguém de alicerces religiosos implicaria numa discussão sem fim. Bom texto, mas em certas situações não é possível controlar o corpo. A começar pelos dias em que eu fiquei de vigília ininterrupta depois do fim do namoro, você deve saber do que se trata. Cuidar não só do corpo, mas de seu 'espiritual', não só do psicológico, mas bem como daquele conjunto de regras que todos mantém em suas mentes, que 'faz o corpo funcionar bem' :)

    ResponderExcluir
  4. Hm. O que eu posso dizer é: Literalmente, "fazer o bem sem esperar a retribuição" não existe. Mas não me entenda mal: mesmo sem a pessoa demostrar, se você souber que ela está agradecida já é uma retribuição...

    ResponderExcluir