terça-feira, 15 de junho de 2010

Por que eu detesto a Copa do Mundo.

Em primeiro lugar, eu não tenho nada contra o esporte futebol em si, nem em como as pessoas decidem perder seu tempo. Apenas algumas considerações que, particularmente (estou deixando claro que esse é um texto pessoal, e não imparcial como os que costumo postar), me fazem detestar a tal da Copa, e desejar que o Brasil saia dela o mais rápido possível.

Vadiagem - O futebol é uma bela desculpa para a vadiagem. Comércios e bancos fecham, alunos são dispensados, médicos desmarcam consultas. Tudo para assistir a uma partida de futebol, que provavelmente não terá nenhuma influência positiva (exceto se você estiver envolvido com futebol ou vender coisas que estão envolvidas com futebol) e todos os motivos seguintes, só pra citar alguns, para te atrapalhar.

Ópio do povo - Até hoje me pergunto quem foi o gênio que decidiu fazer as eleições presidenciais no Brasil sempre em ano de Copa do Mundo. O recurso de distrair o povo com o futebol para fingir que está tudo bem e desviar a atenção das injustiças já foi usado muitas vezes, só não vê quem não quer. Todo mundo gosta de reclamar do governo, dos deputados corruptos, ministros ladrões e por aí vai, só que ninguém sabe quem são ou mesmo os nomes dos maus políticos. Em comparação, a escalação da seleção brasileira está na ponta da língua. Aquele senador que passou no noticiário deve estar feliz da vida agora.

Poluição sonora - As cornetas, buzinas, fogos de artifício e outros aparatos podem ser realmente infernais para a maioria das pessoas, e verdadeiramente preocupantes para os que sofrem de alguma sensibilidade ou problema do tipo. Porém essa barulheira é especialmente torturante aos animais, como cães ou gatos, que possuem a audição mais apurada que a nossa, e podem entrar em pânico com tanto ruído. Como você se sentiria ouvindo ao seu redor o barulho equivalente a um tiroteio, sem saber o que é e da onde vem? Se por acaso você tem um bichinho, a dica é agir como se aquilo fosse uma coisa natural, e torcer para que ele se acostume, se isso não funcionar ou seu animal for mais velho e já tiver pavor disso, procure ajuda de um especialista.

Infrações de trânsito - Promover buzinaços, dirigir com o braço para fora, cobrir os vidros do carro com bandeiras, são todos crimes passíveis de multa e penalidade em pontos na carteira. Além dos acidentes causados por essas infrações, eles também podem acontecer por causa de engarrafamentos, e especialmente, pela bebedeira antes, durante e ou depois do jogo.

Esportes melhores - Ou para ser mais imparcial, esportes diferentes. Futebol nas escolas, futebol nos jornais, patrocínio para o futebol... isso impede que esportes diferentes recebam atenção do povo e dos patrocinadores. Nem é preciso pensar em um esporte obscuro: handball, basquete, e o próprio futebol feminino, têm muito potencial e pouco apoio no país.

6 comentários:

  1. Acho interessante que você não bateu na tecla do Patriotismo, como a maioria.

    E quanto ao ano das Eleições estar junto da Copa, é o bom e velho "pão-e-circo" de sempre.

    Parabéns, excelentes observações.

    ResponderExcluir
  2. Já ouviu falar em política do Pão e Circo? Pois é, é por aí!
    Mas como você está no "país do futebol" (que eu sempre achei que deveria se referir a Inglaterra) e simplesmente não pode parar o maior evento futebolístico do mundo inteiro, tente ver o lado positivo. Não precisa virar patriota por causa de Copa (nem gosto disso porque não sou nem serei hipócrita o suficiente pra meter o pau no Brasil num dia e sair com uma camisa verde e amarela no outro), mas tente se divertir :F A culpa é do povo e só dele se acham que a vida para por causa de futebol, então... Bem, mais razão para a educação não ser vantagem para os governantes =D o povo não pensa, o povo não age :)
    Essa é uma boa forma de difundir suas ideias - concordo com tudo ali em cima - e tentar mudar a situação, mas ninguém quer se incomodar com isso agora. E talvez nunca, mas principalmente agora.
    Então é isso aí, tente ver o lado positivo, mesmo!
    Ótimo post =)
    Beijo =*

    ResponderExcluir
  3. "Ô, concordo com tudo que você disse aí"
    Você observou todos os problemas cotidianos e se expressou bem, mas ainda também falta falar sobre os problemas 'internacionais', que vêm do Patriotismo da copa do mundo e de nada mais.

    ResponderExcluir
  4. Acho todo mundo hipócrita, vocês que escreveram e os mesmo que postaram... não gosta de futebol cara desliga a TV e chega pra quem fala de Futebol e diz "o eu não curto tal tipo de esporte ponto", agora ficar apontando defeitos pra desmerecer um povo e sua paixáo eu acho ridículo.
    O evento mais importante do mundo em termos de entretenimento e o meu país se destaca, o mundo olha pra ele e eu vou virar a cara por que tem corrupção?
    Inglaterra para, Alemanha para, tirando americano(por que não consegue dominar no futebol) o mundo para e você não para pra ver e não deve ligar por que seu pais tem problemas, eu vou deixar de curtir o que é bom por que o páis tem defeitos?desde quando você deixa de aproveitar seu lazer, por que o mesmo tem uma má administração?
    Cara você sabe o que uma copa do mundo significa pra algumas pessoas de baixa renda ou com uma vida sofrida?

    Cara se o país do futebol que ganhasse tudo fosse algum país europeu, você ia dizer "AH lindo olha a festa que eles fazem pra ver o maior evento do mundo, baita povo"

    coisa escrota cara mas infelizmente outra coisa chata que você esquecei de citar, Brasileiro é mais corneteiro na Copa do que não sei o que o/

    nada contra você não gostar de futebol cara ;D

    ResponderExcluir
  5. Hm, tantos posts sobre a copa. Mas o problema não é a copa, o problema é que está na dela, os divulgadores. Eu não acho a copa ruim, é um período que as pessoas relaxam, conversam entre si, interagem, amam. O momento em que vemos que o nacionalismo não morreu. Eu mesmo vejo os jogos, comento, assisto e torço junto. São vários fatores. A copa é usada como instrumento político? Obviamente. Mas o que não é usado? A copa é alienadora? Sim, ela é, mas vamos deixar algo claro, mil vezes um jogo do que o paredão BBB ou os jornais "impessoais" da televisão. Acho que de todos os males, a copa é o menor.
    Tua frustração, Charles, é a mesma da minha e de muita gente: que esse amor que renasce nunca deixasse de existir. Que nos outros três anos em que não existe copa, o brasileiro ainda vestisse a camisa do brasil com amor, não com desprezo. Querendo construir um país, não resmungar suas mazelas.

    Gostei do blog ;*

    ResponderExcluir
  6. muito bom Charles gostei

    ResponderExcluir