quarta-feira, 31 de março de 2010

A utilidade de estudar História

Imagine-se sem saber o nome dos seus avós e a origem de sua família. Sem nunca ter conhecido um livro música de antes de você nascer, não saber dos feitos do artista ou esportista que você admira, nunca ter ouvido falar dos pensadores e das idéias que são a base da sua filosofia de vida. Com certeza, muito do que você saberia sobre si mesmo também seria diferente.

Do mesmo modo que o indivíduo, os povos também precisam conhecer suas origens. Imagine uma nação que não sabe quem foi seu fundador, quem foram seus principais líderes, seus erros e acertos passados, quem escreveu seu código de leis e baseado no que ele os escreveu. A história não é uma coisa estagnada e irrelevante para o presente. Para o bem ou para o mal, o poder das palavras e feitos passados são decisivos na compreensão do mundo atual: basta observar alianças e conflitos entre muitos países para perceber que estão enraizadas em fatos de séculos ou milênios passados.

Como o estudo das leis da ciência permite compreender e prever como o universo funciona, a história permite entender o funcionamento das sociedades. Através deste entendimento, escolhas, poderes e julgamentos do presente podem ser contestados baseados nos precedentes do passado. Os povos que sofreram, por exemplo, com a escravidão, a ditadura, o holocausto, são exemplos para si e para o mundo de que isto jamais deve se repetir. Quando há uma mudança no código de leis ou no governo, desde em pequena escala até uma revolução, ela estará fundamentada tanto nas necessidades atuais quanto nos acontecimentos do passado.

A compreensão das próprias origens é parte da compreensão de si próprio. A organização e funcionamento da sociedade hoje são consequência direta dos acontecimentos do ontem. Não há como exercer ou contestar o poder sobre as massas sem entender, através da história, como ele funciona.

Quase não saiu post esse mês. Estudos, falta de inspiração e tempo online, enfim, desculpem. A idéia deste surgiu apenas ontem quando eu já estava "waargh o que eu vou postar!?" e, assistindo a TV Senado, um discurso de um senador cheio de referências históricas me lembrou do quando ela é importante. Agradecimentos de sempre aos meus amigos e às pessoas que acompanham o blog.

3 comentários:

  1. Me decepcionou um pouco a extensão do post :B
    Com esse tema eu faria uns 3
    MÃS... "Estudos, falta de inspiração e tempo online" o/
    Na minha opinião, não se deve "forçar" posts, só piora a qualidade do blog.
    Depois das críticas, eu concordo com o seu texto, mesmo algumas afirmações sendo muito mais amplas do que está escrito o/
    [Criticar eu acho tão mais fácil que elogiar pra mim. Desculpe :B]

    ResponderExcluir
  2. /\ Elogios são críticas também o/

    E cuidado com as redundâncias, 'precedentes do passado' é meio complicado :x

    Rapaz, história é realmente muito importante *-* Mas você pode viver aparentemente 'sem história'. Mas quanto a isso digo, sem história colossal feita. Você, a cada segundo constrói sua história e a de seu país e mundo. Segue seu tempo a errar e a se corrigir, trançando cordas fortes. Se você faz coisas grandes, obtém o primor de ter sua vida passada adiante por gerações e gerações, parte da vida saudosamente.
    Estudar história é muito bom, mas não tão bom quanto fazer história, e incomparável a se fazer história grande :D

    Anyway, apesar de ter deixado um tanto a desejar quanto aos teus outros textos, não me foi desagradável ^-^

    Até o próximo post o/

    ResponderExcluir
  3. A importância da história é conhecer o passado, compreender o presente e construir o futuro. :3

    ResponderExcluir