quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O propósito do Homem.

Todos os animais nascem, crescem, se reproduzem, e principalmente, morrem. Passam por este mundo, levam suas vidas, e todos sem exceção são engolidos pelo devorador implacável: o tempo. Nada mais é verdadeiramente implacável a não ser o tempo. Para ele, todos os animais têm a mesma importância: nenhuma.

O que, então, diferencia o homem dos outros animais?

Os animais são felizes, ou ao menos, conformados. O pássaro voa, e não se arrepende do passado e nem se angustia com o futuro, é ignorante da sua irrelevância. Não tem ambição, nem maldade, nem bondade, nem escolha. Vive como o instinto lhe ordena, é mero mecanismo de uma natureza que não tem poder de alterar, nem mesmo a consciência opressora dessa natureza ou o desejo egoísta por esse poder.

A ignorância é uma benção.

O Homem não existe pare ser feliz.

Algumas filosofias e religiões pregam que, se livertando dos seus desejos, o Homem fica realizado e se torna um com a natureza divina. Provavelmente é verdade. Mas não é desses homens que falo. Chamo humano a instatisfação eterna com o que se tem, a busca incessante do inatingível, destinada a conquistar a natureza e todos os seus deuses.

A exploração e o domínio da natureza e do desconhecido é irresistível à humanidade. O fogo e os animais foram domesticados, os lugares perigosos e distantes desde o Oceano até a Lua foram desbravados, mistérios como seres vivos microscópicos e as órbitas dos planetas foram desvendados e usados em nosso favor. Entretanto, tudo isso é ínfimo diante de todos os segredos do Universo, e essa mísera gota de conhecimento e poder só aumenta uma sede torrencial por mais.

Enquanto o Homem for Homem, não irá parar. Quando ficar satisfeito, não será mais Homem, será outra coisa, talvez outro animal. Ou talvez exista um deus, esperando ansiosamente que finalmente nós encontremos o entendimento sobre nós mesmos e nossa própria natureza e possamos nos tornar deuses. Talvez deus já foi animal humano. A glória do Homem está em ele existir para, através da verdadeira compreensão e do conhecimento, tornar-se deus.

Acredito ser o tema bastante pertinente para a primeira postagem. Falando da minha visão do homem, pode-se perceber melhor como eu vejo o mundo e principalmente a mim. As convicções apresentadas no texo são muito marcantes na minha personalidade e crenças. Ocorreu-me agora que ficou meio parecido com o super-homem de Nietzsche, apesar de eu nunca ter me identificado com ele antes.

Agradeço todos os leitores e principalmente as opiniões, quero saber como está sendo a digestão de vocês. Agradeço especialmente o Andrey, o Luiz, a Hanna e a Barbara, em cujos blogs consegui bons ingredientes, o Artur Lira e o Eduardo Pacheco, colegas de UTFPR, que leram e discutiram antes e me deixaram mais confiante, e as colunas da Danixan da rádio animix que me inspiraram a voltar a escrever de uma forma geral.

3 comentários:

  1. Obrigado pela referência no rodapé :D E sim, concordo plenamente, apresentar a sua forma primordial de interpretar o sentido da humanidade é uma ótima maneira de apresentar você, como pensa, escreve e age.
    Texto ótimo, lembrou-me ligeiramente aquela frase de Tomáz Queiroz: "O homem é o lobo do homem"

    ResponderExcluir
  2. Continuo com a minha certeza de que a lógica humana é limitada. Concordo com a sua visão sobre Deus, mas Deus pra mim também é limitado, ou melhor, Deus é o ser humano no seu limite.

    Bom post, e ótimo argumento ^^

    ResponderExcluir
  3. Não existe algo nesse mundo que vivo que não tenha consciencia. Por ter viajado a muitos mundos, tenho realmente noção do que é ser ignorante. Conheci coisas que podem realmente ser chamadas de ignorantes. Não é possível ao menos explicar-lhes aqui, mas lhe digo: Seja um passarinho, uma pedra, uma arvore ou um humano, todos aqui tem inteligencia o bastante para serem ou não felizes. O Humano, na verdade, só sofre porque quer. Se ele quisesse ser como um passaro que voa e não se angustia com o passado e/ou com o futuro, ele poderia, agora é uma questão de consciencia de cada Ser Humano.

    ResponderExcluir