quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Alienação.

Alienação é uma distração que impede a percepção de alguma coisa, seja do mundo ao seu redor ou de si mesmo. Alienar as pessoas é interessante para quem quer manipulá-las e explorá-las sem que elas se defendam ou percebam. É o que se fazia na Roma antiga distraindo o povo com pão e circo, é o que se faz hoje em algumas igrejas, programas de TV de domingo e em vários outros meios. Através desses maios, massivamente ofertados, é fácil se alienar.

Muito da juventude hoje está alienada. Gerações passadas lutaram corajosamente pelos seus direitos, liberdade de expressão, participação na política, entre outros. Quando a informação era mais restrita, havia maior interesse em lutar por ela. O apogeu da globalização e da democratização dos meios de comunicação disponibiliza ferramentas impressionantes que tornam o conhecimento sobre quase qualquer assunto muito mais acessível, porém com o bombardeio de mídia as pessoas param de selecionar e procurar informação do que é realmente importante, o que é do interesse dos já citados manipuladores.

Quem quer saber do seu governo ou abrir os olhos para desigualdades e injustiças sociais, enquanto estão passando várias novelas, jogos de futebol e reality shows? Quantos jovens vão querer reivindicar melhores condições de educação, transporte, saúde, quando podem twittar com sua artista pop favorita?

A alienação é fruto da ignorância. Não é errado aproveitar os meios de comunicação para se divertir, aliás, música, animes e até esportes e novela podem ser cultura rica e interessante. O problema é encher o cérebro de fast-food e ficar alienado de tudo, crucificar ou desprezar qualquer coisa que não faça parte do seu próprio mundinho, crer que isto ou aquilo não é problema seu quando direta ou indiretamente o problema vai te atingir, pacientemente dizer que não pode fazer nada quanto a isso ou aquilo.

Achei que tocar no assunto seria um bom começo, e vocês, o que vão fazer? Juntos, quanto não podemos fazer?

Novamente, em conversas com os amigos, noticiários e outros meios do dia-a-dia, consegui os ingredientes que me levaram a misturar tudo e produzir uma obra nova, que agora apresento a vocês. Aliás, agradeço os poucos leitores, sinto falta do pessoal que acompanhava o Encontro Aleatório, meu antigo blog, que eu esperava ter de volta por aqui. Que venham mais mentes com bom apetite por boas idéias!

6 comentários:

  1. Taí "Satanás", numa interpretação aceitável, conjunto de fatores sociais, opositor das verdades e das coisas boas que podemos viver, na vida como uma oportunidade de ser feliz, ao invés de uma espera pela morte inevitável. Tudo aquilo que fora posto como verdade absoluta e inquestionável, dogma da religião de viver como humano. Mas viver como humano é ser Deus na própria vida, não se submeter ao que outro humano disse, escravo da influência de pensamentos arcaicos e alterados, indefinidos, ininterpretáveis.
    Expresso, com dois cubihos de açúcar, tradicional britânico.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que você disse, mas digo uma coisa, pessoas que estudam humanas pensam que ainda vivem na época da ditadura. Tudo que ouço na faculdade é sobre greve, protesto e greve, e protesto.

    XD

    Obrigada por me citar *.*

    ResponderExcluir
  3. Ai, ai. Essa gente alienada por aí. e.e'

    ResponderExcluir
  4. Agora, com toda essa revolução tecnológica, tanto entretenimento, o governo deixou de ser democrático e passou a ser fechado. As pessoas acham que tem direito de reclamar, mas com os amigos ou uma pessoa aleatória no ônibus. A república sempre foi para o povo, mas o povo se aliena e esquece este detalhe. Os poucos que abrem sua mente ao mundo são poucos (redundância), e quase não fazem diferença, quando, num hipócrita sistema social para o povo, o povo é a maioria, não um grupo qualquer. Parabéns aos romanos!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post, ótimo mesmo.
    No começo do post, quando você citou a política do pão e circo, pensei numa ironia tão grande e tão maligna, que nem sei se devia citá-la aqui. Bem, falo de qualquer jeito, mas não pense mal de mim x). "O engraçado é que hoje temos apenas o circo. Quem precisa se preocupar com a comida ou se vai morrer de fome ou não se já vai encher a mente de futilidades?" (reforçando: foi apenas um pensamento, não me condenem x.x)

    Gostei do teu blog e vou seguí-lo. Vejo muitos posts inteligentes como este pela frente 8D

    PS: Muito obrigada pelo comentário no meu blog! *-* Valeu *3*

    ResponderExcluir
  6. Se for permitido.. me defino como uma mente com bom apetite por boas idéias.
    Só posso dizer que a mente ronca de fome por novos textos seus!
    BB.

    ResponderExcluir