Em primeiro lugar, eu não tenho nada contra o esporte futebol em si, nem em como as pessoas decidem perder seu tempo. Apenas algumas considerações que, particularmente (estou deixando claro que esse é um texto pessoal, e não imparcial como os que costumo postar), me fazem detestar a tal da Copa, e desejar que o Brasil saia dela o mais rápido possível.
Vadiagem - O futebol é uma bela desculpa para a vadiagem. Comércios e bancos fecham, alunos são dispensados, médicos desmarcam consultas. Tudo para assistir a uma partida de futebol, que provavelmente não terá nenhuma influência positiva (exceto se você estiver envolvido com futebol ou vender coisas que estão envolvidas com futebol) e todos os motivos seguintes, só pra citar alguns, para te atrapalhar.
Ópio do povo - Até hoje me pergunto quem foi o gênio que decidiu fazer as eleições presidenciais no Brasil sempre em ano de Copa do Mundo. O recurso de distrair o povo com o futebol para fingir que está tudo bem e desviar a atenção das injustiças já foi usado muitas vezes, só não vê quem não quer. Todo mundo gosta de reclamar do governo, dos deputados corruptos, ministros ladrões e por aí vai, só que ninguém sabe quem são ou mesmo os nomes dos maus políticos. Em comparação, a escalação da seleção brasileira está na ponta da língua. Aquele senador que passou no noticiário deve estar feliz da vida agora.
Poluição sonora - As cornetas, buzinas, fogos de artifício e outros aparatos podem ser realmente infernais para a maioria das pessoas, e verdadeiramente preocupantes para os que sofrem de alguma sensibilidade ou problema do tipo. Porém essa barulheira é especialmente torturante aos animais, como cães ou gatos, que possuem a audição mais apurada que a nossa, e podem entrar em pânico com tanto ruído. Como você se sentiria ouvindo ao seu redor o barulho equivalente a um tiroteio, sem saber o que é e da onde vem? Se por acaso você tem um bichinho, a dica é agir como se aquilo fosse uma coisa natural, e torcer para que ele se acostume, se isso não funcionar ou seu animal for mais velho e já tiver pavor disso, procure ajuda de um especialista.
Infrações de trânsito - Promover buzinaços, dirigir com o braço para fora, cobrir os vidros do carro com bandeiras, são todos crimes passíveis de multa e penalidade em pontos na carteira. Além dos acidentes causados por essas infrações, eles também podem acontecer por causa de engarrafamentos, e especialmente, pela bebedeira antes, durante e ou depois do jogo.
Esportes melhores - Ou para ser mais imparcial, esportes diferentes. Futebol nas escolas, futebol nos jornais, patrocínio para o futebol... isso impede que esportes diferentes recebam atenção do povo e dos patrocinadores. Nem é preciso pensar em um esporte obscuro: handball, basquete, e o próprio futebol feminino, têm muito potencial e pouco apoio no país.
terça-feira, 15 de junho de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)